Bibliotecas e a função educativa frente as Fake News

Fui convidado pelo Diretório Acadêmico João Barbosa Coelho da Universidade de Caxias do Sul à VIII Semana Acadêmica do Curso de Biblioteconomia: Perspectivas e Mudanças na Biblioteconomia (13 a 19 de maio de 2023).

É ótimo quando os alunos te convidam a um evento próprio, eles não tem obrigação nenhuma, nem compromisso, não tem dívidas com ninguém e te convidam porque querem que você converse com eles. Ou isso espero! 😉

Aproveitei uma parte da minha última conversa com os alunos do curso de Biblio da UFSC, O papel do bibliotecário nos tempos de desinformação e IA, com armadilha e tudo.

Leio bastante sobre propostas para lutar contra a desinformação, particularmente no contexto das bibliotecas e existen iniciativas interessantes.

Mais uma e outra vez me encontro frente a vários preconceitos instalados firmemente nas pessoas, o primeiro é que se você formar aos usuários não vão compartilhar desinformação, porque saberão avaliar fontes, ser crítico com as leituras, etc. Não é certo. Não está demostrado científicamente que seja certo. Um artículo interessante que fala sobre isto é “El reverso tenebroso de la lectura: jerarcas nazis, filósofos parlantes y fétidos lodos“.

Outro preconceito muito comum é pensar que as pessoas que lemos somos de algum jeito (mágico?) melhores do que aqueles que não leem. Não é certo também. Ler pode ser ótimo, pode nos fazer aprender, nos entreter, estimular partes do cérebro o te fazer desfrutar muito, mas não garante nada.

Por isso minha proposta para o evento está baseada em recuperar o valores humanísticos dos bibliotecários, focar nesses valores para, a partir deles, desenvolver nossas atividades.

Não é só organizar um clube de leitura, que é ótimo, mas focar na empatia dos leitores com a protagonista que sofreu violência, ou tentar mostrar que uma pessoa que gosta de alguém do seu mesmo gênero, não tem nada de errado, que as pessoas somos diversas e na própria diversidade está a beleza de sermos humanos. Empatia, fraternidad, paz, respeito, etc.

Como aparece na consideração final:

Se queremos envolver as nossas comunidades e participar da criação de um futuro melhor, precisamos focar nos valores que contribuem a uma realidade melhor para todos, sem deixar ninguém atrás.

Enrique Muriel-Torrado, 2023.

Vídeo da apresentação já disponível no meu canal.

Pode acessar, baixar ou compartilhar o pdf da apresentação fazendo clique na imagem a continuação.

O que vc achou da conversa? Adicionaria algo a mais?