Direitos de autor: perguntas e respostas [video]

Os colegas da Biblioteca Universitária da UFSC me convidaram a participar do primeiro capítulo de projeto BU Talks para o seu canal de YouTube. Uns vídeos aonde irão convidar alguns profissionais de diferentes áreas para falar de assuntos relevantes e responder perguntas dos usuários de um jeito descontraído.

É uma iniciativa interessante de divulgar a ciência, aprender coisas novas e oferecer respostas com uma linguagem próxima de assuntos que nem sempre são fáceis de tratar.

As perguntas que procuro responder no vídeo, junto com o minuto aonde aparece, são:

• O que são os direitos autorais? 0:02 e 1:18
  • Ler livros em podcasts ofende os direitos autorais? 1:46
  • Pode-ser utilizar imagens de livros em uma contação de histórias? 4:07
  • Como está a revisão da Lei de Direitos Autorais no Brasil? 5:53
  • A partir da leitura de diversos textos, como separar a ideia do autor das minhas? 6:31
  • Qual a orientação da UFSC sobre o assunto? 7:34
  • Eu sou autor de alguma coisa? 9:23
  • Colocar o capítulo de um livro no Moodle é uma infração dos direitos autorais? 10:51
  • O que eu encontro na internet tem direitos autorais? 13:33

Nem todas as questões tem uma resposta simples, mas a ideia era fazer uma aproximação ao copyright.

Espero que seja de utilidade!

Um comentário