A mudança de hábitos do consumidor brasileiro refletida pelo aumento das compras on-line em 2020, mostram que a pandemia de covid-19 acabou antecipando a adesão aos serviços de comércio eletrônico de modo geral.
No caso das livrarias, se tratando da fase em que as lojas estiveram fechadas (Março à Maio) as vendas pela web por alguns momentos chegaram a quadruplicar seus resultados, mas se engana quem pense que este período possa ter ocorrido de forma totalmente automatizada, pois segundo os depoimentos de lojistas o modelo delivery via WhatsApp foi a forma mais eficiente de viabilizar a fidelização dos seus clientes a distância.
Por outro lado, este fenômeno sazonal de isolamento social acabou se tornando a ocasião perfeita para que uma gigante bilionária como a Amazon intensificasse ainda mais as suas estratégias de mercado diante da concorrência com as livrarias físicas. A escolha de Jeff Bezos (CEO da Amazon) em expandir a atuação de sua empresa para outras áreas varejistas, passou diretamente pela ideia de captação e segmentação de uma base de clientes formada a partir de leitores (considerados por ele como bons clientes), trabalhando com descontos cada vez mais agressivos nas ofertas de livros populares, Bezos faz o uso da mesma base de dados para oferecer outros tipos serviços e produtos mais lucrativos para sua empresa.
Os marketplaces on-line atuam na prática apenas como plataformas de distribuição, sem estabelecer nenhum tipo de responsabilidade na divulgação de lançamentos de novos autores. Sendo assim, vivenciar a experiência como leitor de se deparar com um acervo ainda desconhecido, possibilitando a descoberta de opções que vão além das sugestões dadas pelos sistemas de recomendações dos grandes e-commerce, continuará sendo uma exclusividade apenas dos frequentadores de lojas físicas.
A forma como as livrarias físicas se relacionam com os novos escritores cumpre também outro papel importantíssimo no mercado editorial, que é o de promover a manutenção da memória linguística e da identidade cultural de uma região, pois o espaço das lojas são muito mais do que estoques bem arrumados, neles acontecem eventos que unem autores e leitores em saraus literários, contações de histórias e exposições que dialogam diretamente com os valores da comunidade local.
Para quem tem interesse em contribuir com as livrarias da região de Florianópolis segue abaixo uma relação de lojas físicas com catálogos on-line:
Livraria | Endereço | Catálogo Online |
A Página Distribuidora de Livros | R Bernardino Vaz, 177 – s-4 – Estreito | https://www.apaginadistribuidora.com.br/ |
Editora Insular | Rod João Paulo, 226 – João Paulo | https://insular.com.br/nossa-loja/ |
Joreli | R. Tiradentes, 48 – Centro | https://www.joreli.com.br/ |
Livros & Livros | R Roberto Sampaio Gonzaga, – lj-4 – Trindade | https://www.livroselivros.com.br/ |
Sur Livro | R Juvêncio Costa, 108 – Trindade | https://www.surlivro.com.br/ |
Se prefere procurar no Google, pode copiar e colar a seguinte equação substituindo o título ou termo de busca e vai procurar nas 5 livrarias ao mesmo tempo:
Título do livro ou termo a pesquisar site:apaginadistribuidora.com.br OR site:insular.com.br/nossa-loja/ OR site:https://www.joreli.com.br/ OR site:https://www.livroselivros.com.br/ OR site:https://www.surlivro.com.br/
Neste exemplo procurei o livro “Modernidade Líquida” de Bauman, veja os resultados aqui.
A busca nem sempre oferece os mesmos resultados do que procurar site por site, mas pode ser uma orientação.
Se quiser compartilhar nas mídias socias também pode utilizar a seguinte imagem.
Como segunda opção, ficam outras lojas e franquias já conhecidas como a Livraria Curitiba, a Livraria Nobel e a Saraiva.