Os nossos telefones jogam principalmente um jogo, o jogo da persuasão. Inúmeras notificações, tarefas pendentes, mensagens por responder, aquela sensação de perder alguma coisa importante quando não estamos perto dele…
Os celulares estão num lugar central nas nossas vidas e aqueles que constroem as apps tem um objetivo claro: nos explorar o máximo possível para o seu benefício.
O conceito de trabalho e trabalhador mudou sutilmente, agora aquilo que chamamos de ocio (usar nossas mídias sociais por exemplo), pode ser enxergado como um tipo de trabalho “voluntário” executado para benefício de uma multinacional, oferecendo nosso tiempo e nossos dados a cambio de uns likes ou uns retweets.
Em outro momento falaremos de como o famoso sistema para evitar bots: CAPTCHA, utilizou humanos para trabalhar para ele de graça.
Um antigo trabalhador da Google, Tristan Harris, explica como os telefones são desenhados para sequestrar nossa atenção.
Se acha que o telefone não influencia sua vida, tente ficar longe dele e dar um uso mais racional, tente manter o controle sobre ele e não ao contrário. Não é simples ficar distante de uma ferramenta que usamos com tanta frequência.
Um bom método para auxiliar a utilizar menos o telefone talvez seja seguir a recomendações de Jason Lanier, autor de “Os dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais”. Neste vídeo explica alguns truques para retomar o controle da sua vida.
E você, consegue controlar o uso do seu telefone?
Para saber mais:
A Former Google Employee on How Your Phone Is Designed to Control Your Life https://www.theatlantic.com/video/index/515355/google-employee-says-your-phone-is-controlling-your-life/