A ética do profissional da desinformação [video]

Cartaz evento A ética do profissional da desinformação

O CRB8, Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo, me convidou a participar numa live no seu canal de YouTube para falar sobre desinformação orientado aos profissionais da informação, como os bibliotecários, arquivistas e outros interessados.

O assunto da desinformação pode ser considerado desde inúmeras perspectivas dentro da Ciência da Informação, embora seja uma questão estudada em muitas outras áreas como jornalismo, filosofia, computação, economia, política internacional, saúde, etc.

No evento abordei a desinformação desde a perspectiva do Código de Ética do Bibliotecário da CRB, documento orientador das ações dos profissionais no exercício da sua profissão.

As vezes procuramos respostas em outros lugares e não percebemos que o nosso trabalho direto pode contribuir para evitar a desinformação de um jeito mais próximo, simples. Focando em lutas concretas, como por exemplo, a favor de serviços on-line para os nossos usuários ou facilitando acesso on-line a jornais de pago.

Na parte das perguntas dos assistentes, algumas questões foram bem complexas, como aquelas relacionadas com a censura (que aparece no Código de Ética do Bibliotecário) e a cultura do cancelamento que parece estar em aumento nos últimos tempos.

Pode conferir o vídeo do evento a continuação.

Aproveito para agradecer o convite ao Vice-Presidente da instituição João de Pontes Junior. Obrigado!

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *