A Desinformação nossa de cada dia

Cartaz Aula Aberta Desinformação

No dia 17 de abril, Elisa Corrêa (PPGInfo/UDESC), Leonardo Ripoll (BU/UFSC) e eu (PGCIN/UFSC) fizemos uma aula aberta ao vivo no Youtube intitulada «A Desinformação nossa de cada dia».

Durante a aula alcançamos um público de 273 pessoas assistindo ao vivo com muitas interações dos espectadores, com numerosas perguntas e observações.

Alguns dos assuntos que abordamos foram:

  • Por que existe desinformação?
  • Como se desinforma?
  • Quem ganha com a desinformação?
  • Por que se fala agora tanto sobre Fake News e desinformação?
  • A desinformação danifica a nossa sociedade?
  • Soluções à desinformação?
  • Como é que eu poderia lutar contra a desinformação?
  • O que poderia fazer a CI (Ciência da Informação) para lutar contra a desinformação?
Aula Aberta A Desinformação nossa de cada dia. Completa.
Referências Elisa Corrêa

D’ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SCHOPENHAUER, Arthur. 38 estratégias para vencer qualquer debate: a arte de ter razão. Tradução Camila Werner. São Paulo: Faro Editorial, 2014. Disponível em: http://faroeditorial.com.br/wp-content/uploads/2017/04/38_estrategias_mini_livro1.pdf . Acesso em: 20 dez. 2019.

Referências Leonardo Ripoll

CARRAHER, David William. Senso crítico: do dia-a-dia às ciências humanas. São Paulo: Livraria Pioneira, 1983.

CHEN, Xinran et al. Why Students Share Misinformation on Social Media: Motivation, Gender, and Study-level Differences. The Journal of Academic Librarianship, v. 41, n. 5, p. 583-592, sep. 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0099133315001494.

FLORIDI, Luciano. Information: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2010.

LEITE, Leonardo Ripoll Tavares; ARDIGO, Julibio David. Confiabilidade informacional nos conteúdos online: perfil dos estudantes de Biblioteconomia da UDESC. Revista ACB, [S.l.], v. 23, n. 2, p. 267-288, jul. 2018. ISSN 1414-0594. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1412.

LEITE, Leonardo Ripoll Tavares. Confiabilidade informacional: a Filosofia da Informação e o desenvolvimento da leitura crítica no ambiente virtual. 129 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação, Florianópolis, 2018. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000050/0000500b.pdf.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.

MORETZSOHN, Sylvia Debossan. «Uma legião de imbecis»: hiperinformação, alienação e o fetichismo da tecnologia libertária. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 294-306, nov. 2017. Disponível em:  revista.ibict.br/liinc/article/view/4088.

RIPOLL, Leonardo; CANTO, Fábio Lorensi do. Fake news e «viralização»: responsabilidade legal na disseminação de desinformação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, p. 143-156, dez. 2019. ISSN 1980-6949. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1364.

RIPOLL, Leonardo; MATOS, José Claudio Morelli. Zumbificação da informação: a desinformação e o caos informacional. RBBD, São Paulo, v. 13, p. 2334-2349, dez. 2017. ISSN 1980-6949. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/918.

RIPOLL, Leonardo. Por um advocacy contra a desinformação: entendendo a disseminação das fake news e reconfigurando o papel do profissional da informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais… . São Paulo: Febab, 2019. p. 1 – 6. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/2381/2382.

SANTANA JÚNIOR, Célio Andrade; LIMA, Camila Oliveira. O papel das máquinas sociais na formação de opinião em rede. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 307-322, nov. 2017. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3940.

Referências Enrique Muriel-Torrado

American Press Institute. (2018). Americans and the news media: What they do -and don’t -understand about each other. Retrieved April 16, 2020, from https://www.americanpressinstitute.org/publications/reports/survey-research/americans-and-the-news-media/single-page/

Blanco, P. R. (2020). ¿A quién beneficia la avalancha de bulos sobre el coronavirus? | Blog Hechos | EL PAÍS. Retrieved April 10, 2020, from https://elpais.com/elpais/2020/03/21/hechos/1584803141_948265.amp.html

Colomina, C. (2019). La desinformación de nueva generación. Retrieved April 10, 2020, from http://anuariocidob.org/la-desinformacion-de-nueva-generacion/

Como agir frente à desinformação científica (Fake News). 2019. http://enriquemuriel.prof.ufsc.br/como-agir-frente-a-desinformacao-cientifica-fake-news/

El lenguaje configura nuestra visión del mundo. https://www.nuevatribuna.es/articulo/cultura—ocio/lenguaje-configura-nuestra-vision-mundo/20190425175507162173.amp.html

Fogg, B. J.: A behavior model for persuasive design. Proceedings of the 4th International Conference on Persuasive Technology – Persuasive ’09. (2009). https://doi.org/10.1145/1541948.1541999 11

García Orosa, B., Gallur Santorun, S., & López García, X. (2017). El uso del clickbait en cibermedios de los 28 países de la Unión Europea. Revista Latina de Comunicacion Social, 72, 1261–1277. https://doi.org/10.4185/RLCS-2017-1218

Guess, A., Nagler, J., & Tucker, J. (2019). Less than you think: Prevalence and predictors of fake news dissemination on Facebook. Asian-Australasian Journal of Animal Sciences, 32(2), 1–9. https://doi.org/10.1126/sciadv.aau4586

Harari, Y. N. (2018). 21 Licoes Para O Seculo 21. São Paulo: Companhia das Letras.

Informação e desinformação na era das manchetes. 2019. http://enriquemuriel.prof.ufsc.br/informacao-e-desinformacao-na-era-das-manchetes/

Lorenz-Spreen, P., Mønsted, B.M., Hövel, P. et al. Accelerating dynamics of collective attention. Nat Commun 10, 1759 (2019). https://doi.org/10.1038/s41467-019-09311-w

Olaya, V. G. (2020). Las ‘fake news’ derrotaron a la Armada Invencible. Retrieved April 14, 2020, from https://elpais.com/cultura/2020-03-12/una-fake-news-derroto-a-la-armada-invencible.html

‘Our pain for their gain’: the American activists manipulated by Russian trolls. 2017. https://www.theguardian.com/world/2017/oct/21/russia-social-media-activism-blacktivist

Peirano, M. (2019). El enemigo conoce el sistema. Debate.

Retratos da Leitura no Brasil. 2016. http://prolivro.org.br/home/atuacao/28-projetos/pesquisa-retratos-da-leitura-no-brasil/8042-downloads-4eprlb

Russia deploying coronavirus disinformation to sow panic in West, EU document says – Reuters. (2020). Retrieved April 10, 2020, from https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-disinformation/russia-deploying-coronavirus-disinformation-to-sow-panic-in-west-eu-document-says-idUSKBN21518F

Sullivan, M. C. (2019). Why librarians can’t fight fake news. Journal of Librarianship and Information Science, 51(4), 1146–1156. https://doi.org/10.1177/0961000618764258

Tackling the Information Crisis: A policy Framework for Media System Resilence. 2019. http://www.lse.ac.uk/media-and-communications/assets/documents/research/T3-Report-Tackling-the-Information-Crisis.pdf

UNESCO. Disinformation. http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-andinformation/freedom-of-expression/media-development/disinformation/

UNESCO. Journalism, fake news & disinformation: handbook for journalism education and training. [s.l: s.n.]. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265552.locale=es 

Vosoughi, S., Roy, D., & Aral, S. (2018). The spread of true and false news online. Science, 1151(March), 1146–1151. https://doi.org/10.1126/science.aap9559

Links e ferramentas

Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD) – Links úteis: http://cidad.bu.ufsc.br/links-uteis/

EDUCAMÍDIA: https://educamidia.org.br/recurso/guias-contra-a-desinformacao-na-escola

GOOGLE MIDIAMAKERS: https://sites.google.com/midiamakers.org/eduinfo/projetos

NOVA ESCOLA: https://novaescola.org.br/guias/1498/palavra-aberta# 

SOBRE WHATSAPP: https://veja.abril.com.br/tecnologia/whatsapp-limita-compartilhamento-a-um-contato-por-vez-para-frear-fake-news/

https://www.tecmundo.com.br/software/151207-whatsapp-testa-funcao-combate-fake-news-coronavirus.htm

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *