Como agir frente à desinformação científica (Fake News)

"Meditação tem resultado similar aos dos remédios para ansiedade e depressão". Publicado por O Globo.

Original publicado no meu Facebook em 2019 (https://www.facebook.com/enrique.muriel/posts/10220702676015707)

Breve guia para sobreviver as notícias que solucionam os problemas do mundo de um jeito simples. Aqui temos um exemplo de como uma manchete e um artigo científico são 2 coisas diferentes.


1. NÃO ACREDITE NAS MANCHETES.
Leiam a manchete: “Meditação tem resultado similar aos dos remédios para ansiedade e depressão”. Que conclusão tiram a partir dela?

Será que vou poder deixar meu antidepressivos? vou deixar de lado meus remédios contra a ansiedade se faço meditação? Não. A manchete é FALSA.

2. VAI ATRÁS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS E LEIA.
Se não sabe muito inglês utilize alguma ferramenta online, tem muitas. Pegue o resumo e procure os objetivos do trabalho para ver sobre o que é esse estudo, depois pode dar uma olhada nos resultados e conclusões.

Metodologia: nesta caso é uma meta-análise, isto é um estudo sobre estudos já publicados. É um tipo de trabalho que precisamos ter precaução e não tirar conclusões rápidamente, se os primeiros não foram bem feitos, imagine como serão os resultados.

Resultados: Quando veja frases do tipo: “These reviews have largely included uncontrolled and controlled studies, and many of the controlled studies did not adequately control for placebo effects (eg, waiting list– or usual care–controlled studies)” -> PRECAUÇÃO. É muito provável que os resultados tenham um problema metodológico.

Além disso fala de “small to moderate reductions of multiple negative dimensions of psychological stress.” Não significa que exista uma grande correlação entre meditar e redução de estresse, ainda menos que exista causalidade. A diferencia entre correlação e causalidade é fundamental.

Depois de ler podemos comprovar que jamais o estudo aponta categoricamente ao resultado da manchete: “Meditação tem resultado similar aos dos remédios para ansiedade e depressão”, porque infelizmente não é certo.

3. NÃO COMPARTILHE DESINFORMAÇÃO.
Se gosta de meditar, ótimo, seja muito feliz, relaxe… mas não precisamos compartilhar desinformação, porque é FAKE/MENTIRA.

4. SE PRECISA AJUDA, PROCURE UM PSICÓLOGO.
Se está em uma situação de ansiedade ou depressão procure ajuda profissional e não acredite em qualquer coisa que leia.

Meditation Programs for Psychological Stress and Well-being A Systematic Review and Meta-analysis https://jamanetwork.com/…/jamainternalm…/fullarticle/1809754

Meditação tem resultado similar aos dos remédios para ansiedade e depressão (Notícia FALSA) https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/meditacao-tem-resultado-similar-aos-dos-remedios-para-ansiedade-depressao-11222530

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *