Um documentário necessário sobre censura de livros nas escolas: The ABCs of Book Banning

The ABCs of Book Banning (2023) é um documentário de apenas 27 minutos, indicado ao Oscar deste ano, sobre a onda de retirada e censura de livros nas bibliotecas e escolas dos EUA.

O documentário começa alertando que:

Mais de 2.000 livros foram removidos dos distritos escolares nos Estados Unidos. Esses livros foram rotulados como restritos, denunciados e proibidos, ficando indisponíveis para milhões de estudantes em até 37 estados. Os livros restritos são aqueles de acesso limitado, que precisam de consentimento parental. Os denunciados sofrem uma tentativa de serem restringidos ou removidos por parte de uma pessoa ou grupo. Por último, os proibidos, são aqueles removidos das estantes das bibliotecas escolares ou das aulas.

No documentário se dá voz aos prejudicados, que são as crianças, que oferecem sua opinião sobre alguns livros banidos, e mostram perigosas visões do mundo (precaução ironia), como: respeitar o gênero e a orientação sexual dos outros, entender que nada acontece por ter dois pais, saber que as mulheres podem fazer o mesmo que os homens, e que o racismo é errado, entre outras coisas.

Um exemplo de materias censurados é compartilhado na conta de Instagram do filme.

Neste vídeo, aparece Ridley de 8 anos e diz: “Simplesmente não entendo, são pessoas, são humanos, não sejam convertidos em lobo ou algo desse tipo… são apenas gays, lésbicas ou trans…” (tradução minha e do meu jeito).

Ao meu ver a censura de livros tem relação direta com a desinformação. Os mesmos cidadãos que acreditam em fantasias absurdas e afirmam que tudo está ideologizado, são os que pretendem não apenas que seus filhos não leiam obras que podem ajudá-los a entender melhor o mundo e aos outros, mas também se opõem a que os filhos e outras pessoas tenham acesso a essas obras, se auto-intitulando sábios juízes da moral.

A censura de obras culturais, exposições ou livros é um reflexo de uma ideologia que vai além do fetiche pelo poder repressor exercido sobre o objeto físico, é a mostra do desejo velado de apagar a existência de pessoas que possam ser ou viver de um jeito diferente do que elas dizem que deve ser o mundo. Isto é, o fundamentalismo, a intolerância e o dogmatismo.

Infelizmente, no Brasil também existem ações contra livros. Em breve, espero poder compartilhar com vocês os resultados de um artigo sobre este tema.

The ABCs of Book Banning está disponível no Brasil em Paramount+, e no torrent para aqueles que não têm recursos para acessar.

Sem dúvida, uma excelente obra para assistir na sala de aula.